i – CAT CAMINHOS DE PEDRA (CENTRO DE ATENDIMENTO AO TURISTA)

Junto ao Posto de combustíveis e Restaurante e Churrascaria Cavalet, o visitante poderá obter informações sobre o roteiro, bem como esclarecer suas dúvidas e, inclusive, adquirir o Mapa-Guia do Roteiro Caminhos de Pedra, que conta com distâncias e localização de todas as casas: tanto das mais de 25 que recebem visitação: Pontos para Visitação e das 43 casas históricas que podem ser observadas externamente: Pontos para observação externa.

,

H – RESTAURANTE E CHURRASCARIA CAVALET

Na década de 50, a Estrada chamada Linha Palmeiro era a única via que ligava a cidade de Bento Gonçalves à Farroupilha, Caxias do Sul e Porto Alegre. Devido ao movimento intenso de veículos naquela rodovia, mais precisamente de ônibus e caminhões, surgiu à necessidade da criação de Pontos de Parada e Refeições para atender os motoristas que por ali passavam.

Em 1955, na então comunidade do Barracão, foi construído o Posto de Gasolina São Cristóvão. Junto a ele funcionava um dormitório para viajantes, uma lancheria, sorveteria e mercearia que eram administrados pelo Sr. Luis Caldato e sua esposa Fiorina Tomasini Caldato (Dona Lila, como era chamada). Com o passar do tempo, o Posto tornou-se referência entre os motoristas da época, pois além de local para abastecer os veículos podiam desfrutar de uma boa refeição, inclusive dos famosos pastéis caseiros preparados por Dona Lila.

Atualmente, o prédio do posto passou por algumas reformas, mas manteve parte de sua estrutura original, abrigando além da loja de conveniências, o Restaurante e Churrascaria Cavalet.

Imperdível: O tradicional churrasco gaúcho, servido no espeto junto com um Buffet de comida típica caseira, sempre acompanhado da deliciosa sopa de capeletti.


Quer conhecer um pouco mais desse Empreendimento? Acesse!

 (54) 9 9965-5639

lucianecavalet@hotmail.com

E – ATUAL ESTOFADOS

Situada no Roteiro Turístico dos Caminhos de Pedra, a Atual Estofados originou-se do espírito empreendedor do Sr Odair Bortolini, bisneto de imigrantes italianos. Odair, com perseverança e muita força de vontade, iniciou com a produção dos seus primeiros estofados no ano de 1999. O prédio preservou as características arquitetônicas, criando detalhes que remetem à proposta turística dos Caminhos de Pedra.

A empresa Atual Estofados fabrica desde estofados, poltronas, cabeceiras e complementos dentro do segmento de decoração. Atende a projetos tradicionais e principalmente produz estofados sob medida, garantindo exclusividade na execução dos seus projetos, personalizando cada ambiente. A empresa conta com atendimento diferenciado e com técnicos especializados para melhorar a orientação aos visitantes e clientes.

Diferenciando-se pelo processo artesanal de fabricação, aliando conforto e o design, tendo como resultado um diferenciado padrão nos produtos e projetos realizados. Disponibilizando um amplo showroom, junto à empresa, com modelos exclusivos para apreciação e consumo.

Imperdível: Showroom junto à empresa.


Quer conhecer um pouco mais desse Empreendimento? Acesse!

 (54) 3454 1003

vendas@atualestofados.com.br

G – RESTAURANTE GRAN MANGIAR

O Gran Mangiar surgiu como um braço do tradicional Restaurante e Espaço para eventos Per Mangiare.

Localizado no início dos Caminhos de Pedra, cerca de 200 m após a bifurcação de acesso a Pinto Bandeira e Caminhos de Pedra, possui um Chef responsável pelos sabores da casa. O referido profissional reúne experiência em viagens internacionais, formação e especialização na área. O Restaurante Gran Mangiar vem a ser um suporte na gastronomia turística em uma região que requer opções mais requintadas. Atende também jantares de empresas, exclusivos e particulares. A ideia é que além de um local agradável e charmoso, a gastronomia seja contemporânea e diferenciada. Pratos elaborados e temperos inusitados darão uma nova sofisticação a pratos consagrados. Conta com um ambiente climatizado, criado para atender os desejos de seus clientes, com capacidade para 50 pessoas, além de um deque com vista para o vale.

O Gran Mangiar, é administrado por seu idealizador, Claudino Grando.

Imperdível: Gastronomia contemporânea.


Quer conhecer um pouco mais desse Empreendimento? Acesse!

 (54) 3453-7473/3455-0106

granmangiar@gmail.com

9 – CASA DI DOLCI

A Casa di Dolci se encontra  uma edificação típica italiana onde oferece ao visitante em seu varejo doces e geleias ainda elaboradas de forma artesanal desde as mais tradicionais até produtos gourmet com receitas próprias, além de frutas cristalizadas e variados tipos de doces. No mesmo espaço há um café que remete as típicas pasticcerias da Itália, tendo em destaque doces o cannoli, profiterole, pasta sfogliata e tiramisu servidos sempre com um bom café.

Na propriedade ainda é possível apreciar uma linda vista do mirante para a cascata Salto Venâncio.

Imperdível: A vista do vale do rio Buratti e do Salto Tomasini.


Quer conhecer um pouco mais desse Empreendimento? Acesse!

 (54) 3455-6428

casadidolci9@gmail.com

F – FOTOS À MODA ANTIGA E RÓTULOS PERSONALIZADOS

Com Studio localizado no Roteiro Caminhos de Pedra, comunidade de Santo Antoninho, o estabelecimento realiza o registro fotográfico, caracterizando o visitante, vivenciando atividades dos imigrantes italianos em um cenário de pipas de vinho, carroça, trilhadeira e outros. O serviço é oferecido pelos fotógrafos José Luiz (Zeca) ou Nelsa que vestem o visitante com roupas cenográficas da época, masculina, feminina, infantil e vestidos de noiva. A vestimenta, aliada a recursos tecnológicos, permite retratar o tempo da imigração, oferecendo as fotos, aparência nostálgica e envelhecidas. As mesmas, podem ser utilizadas na personalização de rótulos de vinho, espumante, suco e porta-retratos.

O estabelecimento também faz rótulos para garrafas de vinho e outros que servem para lembrança de casamentos, eventos, formaturas, congressos e brindes empresariais.

Atende a todos, sem exigir quantidade. Grupos mediante agendamento.

Imperdível: Você que está conhecendo o Roteiro Caminhos de Pedra, não deixe de chegar na Casa da Foto à Moda Antiga. Além dos atrativos mencionados, você vai desfrutar do lugar mais alto do percurso a mais bela visão do vale. Venha fazer seu Happy Hour com petiscos, salada de fruta com sorvete, bebidas em geral e música ao vivo nos finais de semana.

Taxa de Visitação: Sob Consulta.


Quer conhecer um pouco mais desse Empreendimento? Acesse!

 (54) 3455-0191   9 9958-3984

  personafotos@yahoo.com.br

,

11 – RESTAURANTE CASA ÂNGELO

Casa construída em 1889, com pedras de basalto irregular de cor preta, unidas entre si com uma mistura de feno, palha de trigo e estrume de vaca. Destaca-se o sótão, também chamado de “granaro”, que servia para armazenagem de grãos e forragens, e também como isolante térmico no inverno. Originalmente era coberta de tabuinhas de madeira. As telhas em cerâmica, muito utilizadas pelos alemães, só mais tarde foram incorporadas à arquitetura italiana.

Em 1902 o lote da linha palmeiro, onde está localizada a casa de pedra, foi adquirida por Ângelo Giovanni Righesso, um imigrante italiano, vindo de Pederobba, Província de Treviso em Itália. De 1919 a 1939, pertenceu a família Gasperim.  A partir de 1939 passou a ser propriedade e moradia da família Merlo.

Em maio de 1992 Nona Merlo recebeu o primeiro grupo de turistas, marcando início no roteiro Caminhos de Pedra. Naqueles anos a Noninha, de cabelos brancos, recebia os visitantes, mostrava a casa, contava histórias da família e vendia um cartão postal que fez história. No ano de 2007, parte do lote 26 da linha Palmeiro volta a ser adquirida pela família de Orlando Righesso Neto, bisneto de Ângelo Giovanni Righesso, primeiro proprietário.

No dia 20 de fevereiro de 2015 começou a funcionar ali o Restaurante Casa Ângelo.

Imperdível: Deliciosa sequência de massas, risotos e grelhados.


Quer conhecer um pouco mais desse Empreendimento? Acesse!

 (54) 3455-0175

 restaurantecasaangelo@gmail.com

,

15 – RESTAURANTE NONA LUDIA

A monumental casa de pedra foi construída por volta de 1880 pelo imigrante Giuseppe Dall’Acqua para Francesco Macalós (primeiro proprietário), logo após pela família Mancaluzzi. No ano de 1925 passa a ser propriedade da família Bertarello que, por vergonha de ser casa de pedra, decidem, em 1930 rebocar todo o prédio, ficando totalmente descaracterizada por mais de 60 anos. Em 1994, com o Projeto Caminhos de Pedra readquiriu a beleza original, sendo a primeira casa restaurada com recursos do Hotel Dall’Onder. Atualmente é propriedade de Hari Bertarello (in memorian), e abriga restaurante dirigido pela família Cantelli. Com gastronomia típica italiana, os pratos destacam-se pelo delicioso e singular gostinho caseiro. A decoração, rústica, intimista e nostálgica faz com que passado e presente se mesclam. Um vigoroso resgate da cultura italiana.

Imperdível: Ao lado da casa destaca-se a enorme Maria Mole (ou Umbu) sob seu tronco e raízes forma uma pequena gruta que foi utilizada como abrigo provisório pelos primeiros imigrantes


Quer conhecer um pouco mais desse Empreendimento? Acesse!

(54) 3455-0157/3454-9756

nonaludia@nonaludia.com.br

 

28 – CASA DO TOMATE

No ano 2000 surge a construção utilizando pedras basálticas e com característica peculiar da arquitetura italiana. O empreendimento está no Roteiro Caminhos de Pedra, em homenagem ao imigrante italiano que cultivava o tomate para o consumo da família e o refrigerante natural (gasosinha) produzido em ocasiões especiais (Natal ou na Páscoa). A bebida era conservada (preservada, mantida) em porões de pedra ou em pequenos córregos. A Casa abriga a família que é descendente de italianos e tem como objetivos a preservação e a divulgação da história do local bem como a importância da existência do roteiro. Com atendimento diferenciado em língua portuguesa, Talian ou na língua inglesa, conforme a necessidade, o visitante terá a oportunidade de participar de um momento cultural, na parte da indústria e observar onde são feitos os produtos e a história do tomate. Na loja, num porão de pedra basáltica encontrará produtos derivados do tomate para degustação e aquisição. São produtos artesanais sem aditivos químicos.

Imperdível: A recepção atenciosa dos proprietários e da equipe bem treinada. Momento cultural histórico.

Taxa de Visitação: Sob Consulta.


Quer conhecer um pouco mais desse Empreendimento? Acesse!

 (54) 3455-6292

contato@casadotomate.com.br

,

I – RISTORANTE DEL POMODORO

Anexo à Casa do Tomate, encontra-se o Ristorante del Pomodoro. Ambiente rústico com decoração típica fazendo uso de objetos antigos dão destaque a casa que apesar de simples é muito aconchegante e tranquila. Em destaque São Bartolomeu, peça original trazida da Itália em 1891 pelo patriarca da Família Menoncin.

No local pode-se conhecer um pouco da história da Família Menoncin, conhecer o suco de uva da família e saborear uma deliciosa comida caseira e natural.

Outro destaque da casa são os diferenciais para vegetarianos, veganos, intolerantes ao glúten e lactose e área pet para quem gosta de passear com seus bichinhos de estimação. O restaurante serve comida típica italiana, com pratos à base de tomate.

Imperdível: Não deixe de provar o tomate recheado e o pavê de café.


 3455-0243  (54) 9 9953-7529

ristorantedelpomodoro@gmail.com

,

K- LE SORELLE BISTRO

Começou com uma conversa das duas sócias em uma tarde de chimarrão e logo, a terceira Le Sorelle já fazia parte das conversas. Cada uma, iria entrar com suas competências e faríamos algo diferenciado nos Caminhos de Pedra. O lugar teria que ser mudado com o tempo e daríamos a nossa cara.

Na culinária pensamos em redescobrir a cozinha, reformular as receitas da nona, a inspiradora culinária Italiana. A culinária afetiva realmente tomou outra forma. O Le Sorelle Bistrô com seu cardápio ala carte pensando exclusivamente para aflorar as lembranças, sejam elas gastronômicas, de viagens ou aquele prato que sua avó preparava com toda maestria. Ambiente intimo e inspirado em uma autêntica experiência gastronômica.

Um ambiente acolhedor, romântico e inspirador, com uma paisagem deslumbrante, que serviu de cenário para o filme Saneamento básico, em 2007, com o elenco Wagner Moura, Camila Pitanga, Fernanda Torres, entre outros.

Imperdível: Nossos clientes são de todos os lugares e tribos, desde friendelly Pet ( recebe cães), vegamos, vegetarianos. E se tiver alguma alergia, adaptamos nossos pratos para melhor lhe atender.


Quer conhecer um pouco mais desse Empreendimento? Acesse!

 (51) 99956-9116

lesorellebistro@msbnet.com.br

J- PARQUE CASA NA ÁRVORE

O artesão Ademir Spezia começou a construir casa para crianças com 8 anos e notou, então, que as avós gostavam muito de brincar com seus netos. Por isso, decidiu organizar uma atração fantasiosa para reviver a magia da infância.

A propriedade de Ademir possui ainda espaço de exuberante natureza, com trilha para caminhadas.

Imperdível: Maior passarela do Brasil em meio a natureza.


Quer conhecer um pouco mais desse Empreendimento? Acesse!

 (54) 9 9949-1924

32 – POUSADA CANTELLI

“Viva esta história”

Casa de pedra construída em 1878 para moradia da família de Sebastiano De Marchi, imigrantes que vieram da região do Veneto na Itália, em busca de melhores condições de vida. Em meados do século XX foi adquirida por Timóteo Cantelli que, ao construir uma casa de madeira ao lado, preservou-a e transformou-a em estrebaria e depósito. Em 1978, José Cantelli adquiriu a área de térreas, que manteve-a como depósito. Com o passar dos anos, a casa foi se deteriorando em virtude da falta de manutenção e em 2010, seu filho Rene Cantelli, idealizou o projeto de restauro e ativação da casa, com auxílio do Roteiro Caminhos de Pedra.

Em junho de 2011, a Pousada Cantelli abriu suas portas para hospedar turistas, que buscavam um local com uma proposta diferenciada, onde o estilo rústico, herança da colonização italiana, contrasta com o moderno e o conforto dos dias atuais.

A Pousada Cantelli constitui-se no primeiro meio de hospedagem a funcionar nos Caminhos de Pedra.

Imperdível: Não deixe de provar nosso café da manhã italiano e com produtos da região! Aprecie nossa vista privilegiada para o Pôr do Sol!


Quer conhecer um pouco mais desse Empreendimento? Acesse!

 (54) 3455-6266          (54) 9 9607 0760

contato@pousadacantelli.com.br

34- POUSADA CASA BARP

Singular casa construída com pedras irregulares, com dois pisos e “granaro”, (sótão destinado à secagem e estocagem de grãos). A mesma possui todas as características das casas dos camponeses do Norte da Itália. Construída pelo imigrante Giovanni Barp, por volta de 1878, é uma das mais antigas da região. Seu porão foi feito para funcionar como estábulo onde, durante os rigores do inverno, os moradores dormiam junto com os animais para se aquecerem. Passou por restauro durante o ano de 2009. A casa de madeira, mais recente, com porão em pedras regulares foi construída por volta de 1920 por Camilo Barp e contava originalmente com mais um andar, suprimido em 1977. O conjunto, localizado numa Área íngreme, destaca-se também pelas edículas complementares: estábulo, forno, tanque, e poço, tudo original em pedra

Imperdível: Venha desfrutar desse lugar encantador e aconchegante e tomar um bom café colonial.


Quer conhecer um pouco mais desse Empreendimento? Acesse!

(54) 3455-0242

(54) 9 9972-5807

D – VINÍCOLA CASA FONTANARI

A Vinícola Casa Fontanari, construída em 1932, durante décadas elaborava vinhos apenas para o consumo da Família. A partir de 2014, inserida no Projeto Caminhos de Pedra, a Vinícola foi aberta ao público e passou a oferecer vinhos, espumantes, destilados e suco de uva, elaborados com uvas cultivadas na propriedade, de forma artesanal, mas com tecnologia de ponta e sem uso de produtos químicos. A Casa Fontanari já distinguiu-se em concursos internacionais, sendo premiada no Concurso de Bruxellas.  Com atendimento muito pessoal, com foco na satisfação e bem-estar dos visitantes.

Imperdível: A Casa Fontanari é uma pequena vinícola familiar, que produz grandes vinhos a partir de uvas cultivadas na propriedade, premiados em diversos concursos pelo mundo, entre eles o Concurso Mundial de Bruxellas. Oferecemos um minicurso sobre vinhos em paralelo com a degustação instrutiva de até 18 produtos, de maneira descontraída e personalizada. Venha conhecer o porão de pedra de 1932 onde elaboramos nossos vinhos, espumantes champenoise, destilados e suco de uva e apreciar a belíssima vista que temos para os Caminhos de Pedra de um dos nossos mirantes.

Taxa de Visitação: Sob Consulta.


Quer conhecer um pouco mais desse Empreendimento? Acesse!

 (54) 3455-6257    (51) 9 9124-5544

 victorvf2@hotmail.com

37 – PARQUE DA OVELHA

Em um lugar mágico, bem no coração do Roteiro Caminhos de Pedra, está o Parque da Ovelha. Dentro de sua estrutura, está a fazenda, o laticínio e o parque de vivências. Sua porta de entrada fica em um casarão construído em 1917 e que mantém suas características originais, por se tratar de um prédio histórico, testemunha do desenvolvimento e da história do lugar. O Parque, constitui em um momento de diversão para toda a família com experiências típicas de uma fazenda de ovinos. Ainda uma loja turística, vende os derivados de leite de ovelha produzidos na propriedade (muitos sem glúten e sem lactose) e muitos “souvenirs”. Um local para momentos felizes junto às ovelhas!

O Parque da Ovelha é um atrativo de sucesso dentro do Roteiro Caminhos de Pedra. É um local de vivências das rotinas diárias de uma fazenda de ovinos, e tem suas atrações em horários que se combinam com os afazeres da fazenda. O atendimento é feito por uma equipe de monitores, que se revezam no atendimento de loja, degustações e atrações. Aqui o visitante tem a cada 30 minutos o acesso a uma das atrações, que podem ser repetidas durante o dia e variam de acordo com cronograma do dia. Além disso, degustações dirigidas e com histórico do empreendimento, deixam o visitante mais informado

Imperdível: Com certeza conhecer o nosso Parque e toda a nossa estrutura é uma experiência fantástica e fascinante. Todas as atrações são encantadoras e esse convívio com os animais e a natureza é inesquecível.

Taxa de Visitação: Sob Consulta.


Quer conhecer um pouco mais desse Empreendimento? Acesse!

 (54) 3455-6320

 casadaovelhafaturamento@gmail.com

38 – LADRILHOS SÃO PEDRO

Com o apoio técnico de Luis Guichard (in memorian), a família de Sérgio Vieceli conseguiu, com muita dedicação, recuperar a arte de produzir artesanalmente os ladrilhos hidráulicos (derivação dos mosaicos bizantinos) muito presentes nos pisos de igrejas e residências construídas antes da década de 1960, quando foram substituídos pela cerâmica industrial. A atividade desenvolve-se num velho casarão de madeira, construído na década de 1920, por José Carelli, hoje pertencente à família Vieceli. Com agendamento.

Imperdível: Conheça a produção artesanal de ladrilhos hidráulicos.


Quer conhecer um pouco mais desse Empreendimento? Acesse!

 (54) 3455-6316

42 – CASA DAS MASSAS E ARTESANATO

Abriu suas portas em julho de 2005 em uma casa que originalmente pertenceu à família Dal Pizzol e estava localizada no interior de Farroupilha. O velho casarão de madeira, construído por volta de 1910 foi desmontado e reconstruído pelo atual proprietário Edemilsom Tomasi que, com a família, recebe o visitante colocando à disposição do mesmo, peças de artesanato, souvenirs e lembranças. No andar superior funciona um pequeno museu onde está exposto o ferramental utilizado tradicionalmente pelos artesãos locais para trabalhar a madeira. Na cozinha da casa funciona uma fábrica de massas caseiras que produz artesanalmente o tortéi, capeletti, massas e biscoitos típicos do cardápio italiano.

Imperdível: Um velho casarão de madeira foi transformado pela família Tomasi em loja de artesanato e souvenirs. Na cozinha da casa funciona uma fábrica de massas caseiras que produz artesanalmente tortéi, capeletti, massas e biscoitos.


Quer conhecer um pouco mais desse Empreendimento? Acesse!

 (54) 3455-6368

 tomasied@ibest.com.br

,

B – CASA FRACALOSSI RESTAURANTE E CAFÉ COLONIAL

Prédio construído totalmente em pedra basalto no ano de 2004 com o intuito de abrigar a família de Juarez Fracalossi no andar superior e um restaurante na parte inferior. Oferece ao visitante os serviços de um café colonial, almoço italiano. A casa Fracalossi oferece ainda um atrativo especial: um filó italiano para grupos e eventos sociais e corporativos.

Imperdível:  A área externa também acrescenta um charme especial à casa onde pode-se degustar um bom vinho, espumante e cerveja artesanal da região apreciando a exuberância da paisagem.


Quer conhecer um pouco mais desse Empreendimento? Acesse!

 (54) 3455-6385   (54) 9 9605-0025

contato@casafracalossi.com.br

www.casafracalossi.com.br

43 – CASA DA TECELAGEM/PORÃO DE PEDRA

CASA DA TECELAGEM

A tecelagem artesanal era praticada por algumas famílias de imigrantes italianos quando chegaram à serra gaúcha que também fiavam artesanalmente o linho e a lã; A história da Casa da Tecelagem teve início em 1995 quando a artesã Justina Foresti resgatou a arte da tecelagem manual e passou a receber os turistas no seu pequeno ateliê, em sua residência, junto com as filhas e outras artesãs da localidade. No ano de 2008, o casarão de madeira construído pelo imigrante Ângelo Giacomin em 1915, é recuperado para então receber a Casa da Tecelagem.

Na casa funciona o ateliê onde o visitante pode presenciar a produção de peças exclusivas, tecidas nos teares manuais e que podem ser adquiridas no local: São roupas, xales e cachecóis, além de tapetes, toalhas e caminhos de mesa, entre outras. No ateliê, há um tear e uma roca que possuem mais de um século de existência.

Imperdível: Presenciar o processo milenar de produção de tecidos e o antigo tear manual!


Quer conhecer um pouco mais desse Empreendimento? Acesse!

(54) 3455- 6393   9 9109 8789

casadatecelagem@gmail.com ou contato@casadatecelagem.com

PORÃO DE PEDRA

No subsolo da Casa da Tecelagem encontra-se o antigo porão Giacomini, que recebeu uma moderna releitura e agora é o “Porão de Pedra – Preciosidades em Pedra”. O estabelecimento dispõe de utensílios decorativos e semijoias confeccionados em pedras preciosas do Rio Grande do Sul, do Brasil e do exterior. Cores e texturas diferenciadas proporcionam uma atmosfera mítica, reluzente e sofisticada. As estrelas do local são as pedras, que recebem os cuidados especiais da herdeira de Justina, Vivian Cavalet e de seu esposo, Odirlei Dal’Pizzol, idealizadores da nova loja. Surpreendente e refinado. Conheça o conceito do Porão de Pedra – Preciosidades em Pedra.

Imperdível: As estrelas do local são as pedras preciosas, surpreendentes e refinadas. Conheça o conceito do Porão de Pedra – Preciosidades em Pedra.


Quer conhecer um pouco mais desse Empreendimento? Acesse!

(54) 9 9628-0799

 poraodepedracdp@gmail.com

,

44 – CASA VANNI ESPAÇO GASTRONÔMICO

Casa de madeira e porão em pedras regulares, construída em 1935, por Pietro Strapazzon, pertence atualmente à família Vanni. Depois de sofrer a retirada do andar superior em 1975, retomou as características originais em 1996, quando foi totalmente restaurada pelo projeto Caminhos de Pedra. O subsolo foi transformado em restaurante durante o ano de 2008 servindo um cardápio italiano diferenciado à base de risotos e massas. Tem como atrativo especial uma mesa com tampo de vidro montada sobre o poço que até hoje funciona no porão. O Restaurante Casa Vanni é gerenciado pela chef Jerusa Vanni. A partir de 2009 o primeiro piso da casa foi adaptado para atender como cafeteria e loja.

Imperdível: A mesa de vidro montada sobre um poço.


Quer conhecer um pouco mais desse Empreendimento? Acesse!

 (54) 3455-6383

47 – CANTINA STRAPAZZON

Casa totalmente em pedra irregular construída por volta de 1880, pelo imigrante Giovanni Strapazzon, possui as características das casas de pedra da primeira geração de imigrantes, tendo sido adaptada posteriormente para a função de cantina (local onde se faz e armazena o vinho), a partir da construção da nova residência em alvenaria, mais próxima da estrada. Sempre pertenceu à família Strapazzon e foi cenário, em 1995, de algumas cenas do filme “O Quatrilho”. No local, desde 1992, são acolhidos os visitantes e explica-se todo o processo de elaboração do vinho. A residência atual da família Strapazzon, com porão construído em pedras regulares e parte superior em alvenaria foi edificada em 1940, no mesmo local onde anteriormente se erguia a residência de madeira, mantendo a tradição da cozinha separada do restante da casa. No porão o visitante pode degustar e adquirir produtos coloniais como: pão, queijo, salame, copa, vinhos, graspa, suco de uva etc.

Imperdível: A degustação de produtos coloniais no porão e o pão colonial nos finais de semana!

Taxa de Visitação: Sob Consulta.


Quer conhecer um pouco mais desse Empreendimento? Acesse!

  (54) 3455-6312/3455-6321

 strapazzon@caminhosdepedra.org.br

49 – VINÍCOLA SALVATI & SIRENA

Funciona num prédio em formato octogonal, que começou a ser construído em 1994 com pedras basálticas irregulares, extraídas no próprio local. Foi oficialmente inaugurada em 2003 e desde então, o atendimento é realizado por membros da família oferendo ao visitante degustação e comercialização de vinhos finos varietais como merlot, tannat, etc e de uvas rústicas resgatadas como: peverella, goeth e barbera, além do saboroso suco de uva.

Imperdível: O vinho de uva peverella, picante na língua.

Taxa de Visitação: Sob Consulta.


Quer conhecer um pouco mais desse Empreendimento? Acesse!

(54) 3455-6400/3455-6401

 contatos@salvatisirena.com.br

,

A – CASA DAS CUCAS VITIACERI

Inserida nos Caminhos de Pedra,  a Casa das Cucas Vitiaceri dispõe de uma arquitetura típica da região. O amplo porão da casa abriga o varejo do empreendimento, onde é possível desfrutar dos saborosos produtos coloniais e as cucas com variados sabores de frutas, doces e salgadas. Além das tradicionais cucas recheadas, a casa oferece ainda espumantes, vinhos e sucos de uva.

O cuidado com os parreirais durante todas as etapas do cultivo das uvas, concedem aos Vinhos Vitiaceri um paladar único, elaborado para momentos especiais. A variedade de sabores para degustar é ampla contando com vinhos finos como o Chardonnay, o Merlot e o Cabernet Sauvignon e os espumantes nas variedades Moscatel e Brut.

A casa também conta com a linha de sucos naturais Vitiaceri, que são uma deliciosa bebida natural rica fonte de vitaminas. São 2 sabores exclusivos para você apreciar, em unidade de 500 ml ou de 1l. O piquenique da Vitiaceri é o cenário perfeito para você degustar as delícias da Serra Gaúcha ao lado de pessoas especiais. Sentado em um edredom, em meio à natureza, harmonizadas com um excelente espumante Vitiaceri.

Imperdível: No período da vindima, durante a colheita da uva, o turista pode passear pelos parreirais e colher suas próprias uvas.


Quer conhecer um pouco mais desse Empreendimento? Acesse!

 (54) 3455-6362

vitiaceri@vitiaceri.com.br e jenifergraef@hotmail.com

52 – CASA DA ERVA-MATE

Construída no local onde funcionava o antigo moinho Cecconello de 1884, a casa é exemplo de um processo de aculturação. A Erva-Mate, planta muito comum na região, era conhecida e utilizada como bebida pelos índios também chamados de bugres, que a chamavam de “Ca-á”. O imigrante italiano, além de absorver o hábito de consumi-la, agregou-lhe a tecnologia que permitiu a produção em grande escala. No local é feita a demonstração do processo de produção artesanal com históricos soques movidos a roda d’água. No varejo, que funciona no porão da residência da família Ferrari, é explicado ao visitante todo o ritual da preparação do tradicional chimarrão gaúcho seguido de degustação do mesmo. O varejo também concentra uma grande variedade de artigos e produtos ligados à erva-mate e ao tradicionalismo gaúcho que podem ser adquiridos pelo visitante.

Imperdível: Na loja, que é um porão de 1910, é servido e ensinado a preparar o chimarrão a todos os visitantes.

Taxa de Visitação: Sob Consulta.


Quer conhecer um pouco mais desse Empreendimento? Acesse!

(54) 3455-6427   9 9952-5110

 casadaerva_mate@hotmail.com

54 – CASA DA CONFECÇÃO

Casa de alvenaria com 2 pisos e sótão, construída na década de 1950 por Guilherme Brustolin no lote 86 da Linha Palmeiro. Foi adquirida por Orestes e Ortenila Romani em 07 de abril de 1965. Tendo como características: divisórias em madeira na parte superior da casa e no porão paredes assentadas no barro e paredes em pedras basalto. Destaca-se ainda a viga de sustentação constituída por um tronco de pinheiro araucária de 10 metros de comprimento. Atualmente os proprietários Nestor e Estefanie Francisquet Romani, que integrados ao Roteiro Caminhos de Pedra, montaram a Casa da Confecção que foi aberta no dia 07 de julho de 2011 para visitação turística. No histórico porão da casa fica a loja onde são comercializados produtos de confecção própria como: gorros, boinas, cachecóis, coletes e bichos de pelúcia e outros ligados ao ramo de confecções: blusões, luvas, casacos de lã, camisetas e etc…Ao lado da casa foi montada uma pipa de madeira adquirida de uma vinícola desativada, a mesma tinha capacidade de armazenamento de 140.000 litros de vinho.

Imperdível: A grande pipa de madeira instalada ao lado da casa.


Quer conhecer um pouco mais desse Empreendimento? Acesse!

 (54) 3455-6418

 casadaconfeccao@gmail.com