Visita da Escola Senador

Visita da EMEF Senador, com cerca de 12 alunos, onde os mesmos, visitaram a Casa do Tomate, Cantina Strapazzon e Fotos à Moda Antiga.

De adolescente para adolescente

No dia 23 de outubro os alunos de ambos os turnos das Escolas Nossa Senhora da Salette e General Rondon, Bairro Barracão, tiveram oportunidade de ter um dia diferente. No salão da capela puderam assistir uma peça teatral preparada pelo Grupo Teatral São Miguel, sob coordenação de Mônica Blume. A peça denominada “Lembranças da Adolescência” atraiu a atenção de todos os alunos e foi muito aplaudida em ambas as apresentações, pois aborda de forma educativa a problemática típica do adolescente, envolvendo temas polêmicos como o contato com as drogas, o sexo, tudo numa linguagem familiar ao mundo do próprio adolescente. O Grupo Teatral São Miguel e as Escolas General Rondon e Nossa Senhora da Salette integram o ponto de cultura no coração das pedras um novo jeito de caminhar que está no seu segundo ano de atividades.

Grupo de Danças Folclóricas Italianas presente em Gramado

Nos dias 22 e 23 de novembro estivemos no 24º Festival de Turismo em Gramado – Festuris. O roteiro marcou presença no espaço reservado aos 12 roteiros de turismo rural mais estruturados e selecionados para visitação durante a Copa 2014 pelo Ministério do turismo e SEBRAE, denominados Talentos do Brasil Rural. Neste segmento fomos representados por Josirene M. Pinto e Jocimara Cantelli da Pousada Cantelli, no estande em que foi oferecida degustação de alguns produtos das nossas agroindústrias familiares.

Além disso o roteiro foi convidado a participar no estande do município de Bento Gonçalves, sendo nesse espaço representado por Patrícia Jorge da Casa da Ovelha.

No Salão de Enoturísmo também estivemos presentes, representados por Sandra Câmara da Vinícola Salvati & Sirena e Suélen M. da Silva da Cantina Strapazzon.
No sábado houve a participação especial do Grupo de Danças Folclóricas Italianas Caminhos de Pedra que chamou a atenção da imprensa e dos visitantes com sua performance no Salão de Enoturismo, (foto) prestigiado, no momento, pela Secretária Estadual Abgail Pereira e também no espaço Bento Pura inspiração.

Estreia da Peça Teatral “Família Palmeiro “

Neste domingo o Grupo Teatral São Miguel estreou a sua nova peça teatral “ Família Palmeiro” retratando um pouca da história do Caminhos de Pedra. Confira a sinope:

Com um elenco que mescla jovens, crianças e adultos, o espetáculo conta a história de uma família, donos de uma hospedaria de passagem no interior da cidade, que começa a falir por causa de uma nova estrada que está sendo construída em outro local. Utilizando personagens cômicos e enredo de ficção faz uma releitura da verdadeira história ocorrida por volta dos anos 40 na Linha Palmeiro, atual distrito de São Pedro.

O Grupo São Miguel faz parte do Ponto de Cultura: No coração das pedras,um novo jeito de caminhar. A estreia teve a presença da comunidade local e simpatizantes de toda cidade, reunindo em torno de 60 pessoas.
Parabéns ao elenco e direção pela bela apresentação.

2º Festival de Coros Caminhos de Pedra

Neste sábado dia 24 de maio acontece o 2° Festival de Coros Caminhos de Pedra, na Comunidade Bom Pastor ,Cruzeiro. As festividades iniciam ás 17h com a apresentação de 10 corais na Igreja Bom Pastor, logo após será servido um jantar de confraternização e comemoração aos 10 anos do Coro Caminhos de Pedra.

O Festival é financiado pelo Fundo Municipal de Cultura, Secretária de Municipal de Cultura, através do Edital 01/2013.
O Coro Caminhos de Pedra foi fundado em 21 de abril de 2004, o Coro é formado por cerca de 25 integrantes, em sua maioria agricultores, oriundos de seis comunidades do Distrito de São Pedro, que integram o roteiro Caminhos de Pedra. Tendo por regente fundador o maestro Geraldo Farina, o Coro dedica-se ao canto sacro e trabalha um repertório de canções populares e tradicionais italianas. Desde sua fundação o grupo artístico da Associação Caminhos de Pedra já conta com dezenas de apresentações, com destaque para a FENAVINHO (Festa Nacional do Vinho), tem sido presença assídua animando as festas dos padroeiros das comunidades. O Coro também protagonizou 5 Encontros de Coros Italianos na comunidade de São Miguel.

Venha fazer parte desta história! Parabéns Coro Caminhos de Pedra.

Natale Del Gesú Bambim

No dia 15/12/14, aconteceu o Natale Del Gesú Bambin, o espetáculo natalino apresentou o presépio vivo encenado pelos alunos da Escola Estadual São Pedro e apresentações dos grupos artísticos-culturais como a Banda São Pedro, Flautas Doce, Coro Caminhos de Pedra e Grupo de Danças Folclóricas Caminhos de Pedra. O evento reuniu aproximadamente 150 pessoas, ao final aconteceu uma queima de fogos.

Grupo Teatral “FAZ E CONTA”

Caminhos de Pedra promovendo a história cultural através do teatro.
Na data de 30 de junho de 2015, a Associação Caminhos de Pedraem parceria com o grupo teatral \”FAZ E CONTA\” tendo os objetivos de oportunizar as crianças de nossas comunidades ,além de momentos de alegria , o conhecimento e a aplicação dos valores em nossas vidas. Justificando que as crianças de hoje serão os futuros empreendedores do Roteiro Cultural Caminhos de Pedra .
O tema envolveu a Escola Municipal de Ensino Fundamental General Rondon( Barracão), Escola Estadual Nossa Senhora da Salete(Barracão)e a Escola Estadual S.Pedro (S.Pedro).