Roteiro Caminhos de Pedra adotará o selo “ambiente limpo e seguro” em seus empreendimentos

O selo “ambiente limpo e seguro” faz parte das medidas adotadas pelo comitê pró-turismo de Bento Gonçalves e tem por objetivo ser um indicador de segurança para turistas, empreendedores e funcionários enfrentarem esta pandemia provocada pelo Covid-19. Ele foi elaborado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária de Bento Gonçalves, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Somente os empreendimentos que seguirem um protocolo rígido de biossegurança que tem por objetivo assegurar o cumprimento de rotinas de higiene e limpeza, receberão a certificação da Secretaria Municipal de Turismo, após uma visita para verificar o cumprimento dos itens.
Além do selo, Bento Gonçalves por decreto municipal, já segue regras para a abertura do comércio em geral, entre elas as principais são o atendimento de no máximo 50% da capacidade do local, o uso de máscara é obrigatório na rua e dentro dos comércios, além da disponibilização de álcool gel.
A Associação Caminhos de Pedra, por usa vez, adaptou o trabalho junto aos 24 associados que compõem o Roteiro e, prevê desde a última assembleia realizada na terça-feira, 12 de maio, uma visita semanal para apoio e orientações nos empreendimentos.
No Roteiro Caminhos de Pedra, até o momento o Benevento Chocolate e Café, a Casa das Cucas Vitiaceri, a Casa do Tomate e o Ristorante Del Pomodoro estão certificados com o selo. Entretanto, a expectativa é que na próxima semana outros empreendimentos também deverão receber a certificação.
A Associação Caminhos de Pedra, integra o Comitê Pró-Turismo Bento junto à Secretaria de Turismo – SEMTUR, Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria – SEGH Região Uva e Vinho, Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, Bento Convention Bureau e as rotas turísticas Vale do Rio das Antas, Caminhos de Pedra, Cantinas Históricas, Vale dos Vinhedos e Encantos de Eulália.