Associação Caminhos de Pedra elege diretoria para o biênio 2020-2022

A noite de quarta-feira, 13, marcou a renovação da gestão de Maristela Pastorello Lerin, que é integrante da Associação Caminhos de Pedra desde sua fundação. Maristela exercerá a gestão durante o biênio de 2020–2022, junto à chapa eleita com unanimidade.

No quadro principal da diretoria, a novidade é a chegada de Beatriz Paulus, que é sócia benemérita da entidade para o cargo de vice-presidente, enquanto que Andreia Fracalossi Pretto e Eduardo Benvenutti mantém-se como tesoureira e secretário, respectivamente.

Professora aposentada, Maristela atualmente é proprietária da Casa do Tomate, no Roteiro Cultural e tem uma trajetória dentro da entidade que inclui os cargos de membro do conselho deliberativo e fiscal na gestão 2014-2015 e depois vice-presidente na gestão 2016-2017.

O principal foco da gestão, segundo as diretrizes da diretoria eleita, será fomentar a reinvenção e estimular o desenvolvimento dos associados pelas mais diversas frentes, entre elas oferecer a capacitação para a gestão financeira, estratégica e de mercado, além de adotar práticas sustentáveis no Roteiro, com a adoção de indicadores. “Estamos com 24 empreendimentos associados, é importante que cada um entenda que é o momento de reaprender e recomeçar, utilizando o que deu certo e o que precisa ser inovado”, destaca a presidente Maristela.

Em meio às apresentações e muitas trocas, também por meio da videoconferência, a noite contou com adesão de associados e membros da entidade. Entre as outras pautas, foi realizada a prestação e aprovação das contas exercício 2019, agradecimentos a diretoria e membros do conselho que se despedem desta gestão, com entrega de troféus simbólicos para Gilmar Cantelli, Eni Parisotto Lerin, Jaqueline Ferrari e José Magnani, além dos demais assuntos gerais.

Idealizado pelo engenheiro Tarcísio Vasco Michelon e pelo arquiteto Júlio Posenato, o Roteiro Caminhos de Pedra visa resgatar, preservar e dinamizar a cultura que os imigrantes italianos trouxeram à Serra Gaúcha a partir de 1875.

Na época, o sucesso do novo Roteiro animou tanto os idealizadores quanto a comunidade. Em 10 de julho de 1997, foi fundada a Associação Caminhos de Pedra que congrega empreendedores e simpatizantes, com o objetivo de estruturar um projeto abrangente que contemple o resgate do patrimônio cultural, não somente o arquitetônico, envolvendo língua, folclore, arte, habilidades manuais etc.

Em 2009, de acordo com a Lei Estadual 13.177, o Roteiro foi declarado patrimônio histórico do Rio Grande do Sul, e abrange dos Caminhos de Pedra às Linhas Palmeiro e Pedro Salgado, localizadas nos municípios de Bento Gonçalves e Farroupilha, até o limite do município de Caxias do Sul, passando por Caravaggio.

 

Formação da chapa eleita

Presidente: Maristela Pastorello Lerin – Casa do Tomate

Vice-presidente: Beatriz Paulus – Sócia benemérita

Tesoureira: Andreia Fracalossi Pretto – Casa Fracalossi

Secretário: Eduardo Benvenutti – Benevento Chocolate e Café

 

Conselho Deliberativo e Fiscal

Estefanie Romani – Casa do Queijo / Casa da Confecção

Justina Foresti – Casa da Tecelagem

Jandir Cantelli – Restaurante Nona Ludia

 

Equipe executiva:

Taísa Trevisan

 

Conforme prevê o regimento interno da Associação, o conselho deliberativo e fiscal irá em uma nova reunião definir o presidente e demais cargos.