Estudo para planejamento urbano e rural do Distrito de São Pedro é entregue ao poder público municipal

 

 

A Associação Caminhos de Pedra, entidade que coordena o roteiro turístico de mesmo nome, em parceria com os estabelecimentos associados e comunidade, trabalhou, nos últimos meses, no estudo para o planejamento urbano e rural do Distrito de São Pedro.

O roteiro Caminhos de Pedra, prestes a completar 30 anos em 2022, é caracterizado por possuir edifícios residenciais de um pavimento e granaro (porão), nas casas de pedras, e até três pavimentos com sótão, nas casas de madeira.

Em função do vasto acervo arquitetônico e das riquezas materiais e imateriais a céu aberto, a Lei Estadual 13.177/09 declarou o roteiro Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul. Considera-se como área de abrangência dos Caminhos de Pedra a Linha Palmeiro, localizado no município de Bento Gonçalves.

Este estudo iniciou em março de 2021 e, ao longo de cerca de seis encontros, foi estruturado para fornecer subsídios para que o poder público pudesse avaliar a possibilidade de desenvolver legislação urbanística que colaborasse para a preservação do patrimônio cultural e arquitetônico presentes no Distrito de São Pedro, aliada ao desenvolvimento econômico e turístico do distrito, bem como da própria cidade de Bento Gonçalves.

O documento do plano e as fichas de análises  foram entregues ao poder público de Bento Gonçalves, no ato representado pelos secretários Evandro Soares, de Cultura, e Rodrigo Parisotto, de Turismo, pelo secretário da Governança Municipal, Henrique Nuncio, e a diretora do IPURB, Melissa Bertoletti Gauer. Na reunião, a Associação Caminhos de Pedra foi representada pela presidente Maristela Lerin.

O estudo foi mediado pela consultora Ana Paula Wickert, mestre em arquitetura e ex-secretária de Planejamento de Passo Fundo.