Roteiro Caminhos de Pedra recebe diploma de “honra ao mérito” na passagem dos 30 anos

Na última sexta-feira (07), em sessão solene na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, a Associação Caminhos de Pedra recebeu o diploma de “Honra ao Mérito”, em homenagem à passagem dos 30 anos do Roteiro Caminhos de Pedra.

O Projeto de Resolução (PL), que deu origem à homenagem, foi idealizado pelos vereadores Valdemir Antônio Marini e David Da Rolt, e contou com a subscrição e aprovação dos demais vereadores, resultando na Resolução 354 de 15 de julho de 2022.

Além da passagem dos 30 anos do Roteiro, o diploma também foi concedido em reconhecimento ao sucesso alcançado e ao trabalho desenvolvido enaltecendo a cultura italiana, bem como pela representação de Bento Gonçalves no cenário nacional e internacional.

David Da Rolt, vereador, ressaltou, em sua fala, a importância desta justa homenagem, visto que o Roteiro Caminhos de Pedra “[…] representa a cultura de Bento Gonçalves, a cultura da nossa imigração, dos nossos imigrantes, que há mais de 130 anos pisaram aqui […].”

Na sequência, Da Rolt convidou o Grupo de Cantoria Família Cantelli para uma breve apresentação, que foi seguida da entrega do diploma de “Honra ao Mérito” aos membros da diretoria da Associação Caminhos de Pedra presentes.

Rodrigo Parisotto, secretário de turismo, representando o Poder Executivo de Bento Gonçalves, abordou, em sua fala, a paixão pelo turismo. “[…] eu falo que nosso turismo não começou há 30 anos com o Roteiro Caminhos de Pedra […] ele começou na dificuldade da Itália quando mandava muitas pessoas para cá […] porque hoje é essa história que cativa o Brasil todo a vir conhecer e visitar.”

Tarcísio Michelon, vice-presidente da Associação Caminhos de Pedra, relembrou, em sua fala, o ano de 1950, quando, sem estradas para o mar, Bento Gonçalves era o maior polo turístico do Rio Grande do Sul. “[…] Então, o que nós fizemos nesses anos que se passaram, não foi descobrir o turismo. Nós só redescobrimos o turismo.”

Por fim, Michelon convidou parte da diretoria da Associação, o tesoureiro Vilso Strapazzon e o secretário Silvério Salvati, para fazer a entrega do livro “San Piero – em canto e verso”, de autoria de Nadir Somensi, para as autoridades presentes.

O Projeto Cultural Caminhos de Pedra, idealizado pelo Eng. Tarcísio Michelon e pelo Arq. Júlio Posenato, visa resgatar, preservar e dinamizar os modos de ser, estar e sentir o mundo dos imigrantes italianos que se estabeleceram na Serra Gaúcha a partir de 1875. Hoje, o Roteiro sustenta o título de Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul por concentrar o maior acervo arquitetônico da imigração italiana em meio rural do país, sendo conhecido como “Museu Vivo”.