Maestro Geraldo Farina lança livro em homenagem aos 30 anos do Roteiro Caminhos de Pedra

No dia 14 de dezembro (quarta-feira), às 19h, no Salão da Comunidade de São Pedro, em Bento Gonçalves/RS, acontece o lançamento do livro “Roteiro Caminhos de Pedra: 30 anos de história”, de autoria do professor e maestro, Geraldo Farina. 

 

Pós-graduado em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Farina realizou diversos cursos de Extensão Universitária em Regência Coral em Porto Alegre, Curitiba e São Paulo. Além disso, fundou e regeu duas dezenas de coros e grupos musicais. Foi inclusive, coordenador do Departamento Artístico-Cultural da Associação Caminhos de Pedra no período de 1955 até 2012.

 

Segundo o autor, o livro narra o longo e difícil itinerário percorrido pelos imigrantes italianos, rodeado de intempéries e perigos, até chegarem na América. Contudo, também relata e celebra a transformação dos 12 km de extensão da Linha Palmeiro em um dos roteiros mais visitados do Sul do Brasil, além de relatar o crescimento dos atrativos que atualmente chegam a 40 pequenos e médios empreendimentos turísticos.

 

A obra, que conta com apresentação da Presidente da Associação Caminhos de Pedra, Alice Menoncin, é dividida em 10 capítulos, sendo eles: Origens; Travessia; Conquista da Terra e formação de comunidades; Progresso e decadência de uma rodovia; Projeto Caminhos de Pedra; Nasce Associação Caminhos de Pedra; Cultura em Movimento; Talian: Língua Materna dos Caminhos de Pedra; Empreendimentos e empreendedores; e considerações finais. 

 

Concomitantemente ao lançamento do livro, será marcada a abertura do 20º Natale del Gesù Bambin, e o momento contará com as apresentações da Banda Musical São Pedro, da Dança Juvenil Caminhos de Pedra e do Grupo de Cantoria da Família Cantelli. 

 

No dia do evento, os exemplares autografados da obra estarão à venda por R$ 50,00. Posteriormente, os mesmos estarão disponíveis para compra na Casa da Memória Merlin, sede da Associação Caminhos de Pedra.