ASSOCIAÇÃO DE ARTESÃOS

A Comunidade de Santo Antoninho iniciou-se com a reunião das famílias rezando o terço, sentiram a necessidade de ter um local especifico para se reunir em torno da fé em Santo Antônio, construindo um capitel.
Os primeiros documentos que temos e que comprovam a existência desta capela datam o dia 12 de julho de 1891, onde o Senhor Alexio Tomasini, proprietário na época, do lote rural nº 32 da Linha Geral da ex-colonia Dona Isabel, cedeu uma área de terras de 40 m2 para edificação de uma igreja.
A primeira igreja foi edificada de madeira, aproximadamente em 1893, pelo Sr. Gasperim na época propriedade do Sr. Dors, onde hoje reside a família Ferrari, aqui em Santo Antoninho, segundo depoimento do Sr. Remigio Longui.
Deste local a igreja foi mudada para o local onde está hoje, mas edificada em madeira com cancha de bochas no ano de 1928. Registrados como sócios fundadores os Senhores: Guerino Rasera, Giovani Rasera, Fioravante Dors, Pedro Bertarelo, Giusepe Dal Vesco, Isidoro Breda, Giusepe Velio, Antonio Lando e João Bau.
Em 1972 iniciou-se uma grande arrancada, um período de muito trabalho e desenvolvimento da capela. Através de novas lideranças, em 1973 inaugurado o novo salão de madeira, e em 1976 inaugurada a nova igreja, que existe até hoje. Em 1981 desmanchado o salão de madeira e imediatamente iniciada a construção deste grande salão.

A Associação de Artesãos, está localizada do lado do salão, na antiga escola da comunidade. Com uma variedade de produtos feitos por moradores locais e resgatando a história e cultura dos nossos antepassados.

Contato: (54) 9 9928-1437