Pisa da uva, degustação direto das barricas e muitas emoções na Vindima

É vindima na Serra Gaúcha e um dos roteiros turísticos mais tradicionais de Bento Gonçalves, conta com experiências que remetem aos tempos de início da imigração Italiana no Rio Grande do Sul.

Nos Caminhos de Pedra, a colheita das uvas direto do pé, a pisa da uva, degustações dos melhores vinhos direto da barrica… essas são só algumas das experiências mais autênticas que se pode viver durante este período mágico.

Na Cantina Strapazzon, em um passeio por uma propriedade belíssima, com um casarão centenário de pedra rodeado por flores e parreirais, é possível fazer a pisa da uva em tinas de madeira como antigamente e se deliciar com o famoso merendin, um piquenique com produtos coloniais em meio às parreiras. Após o passeio, pode-se ainda, adquirir diversos produtos exclusivos na loja da Cantina, para presentear alguém ou levar de lembrança. A experiência completa leva, em média, duas horas e ocorre somente nos fins de semana, do dia 29 de janeiro ao dia 13 de março. É necessário fazer a reserva antecipadamente pelo número (54) 99665-7132.

Durante a colheita, na Vinícola Salvati & Sirena, que chama a atenção dos visitantes do roteiro pelo formato autêntico, além de degustar os melhores rótulos da casa, é possível viver a experiência de colher as uvas direto do pé e comê-las sob os parreirais. A taxa de visitação é de apenas R$ 20,00 por pessoa. Para mais informações, entre em contato pelo número (54) 3455-6400.

Na Vinícola Casa Fontanari, reconhecida e premiada internacionalmente, de janeiro até março, estará sendo promovida a degustação especial de vindima, “Arte pelo seu artista”, onde é possível provar até 15 rótulos de vinhos diferentes, diretamente das barricas e tanques, junto com o produtor. Além disso, há também a experiência de degustação de 5 rótulos especiais da casa (Esmeralda, Frollo, Quasímodo, um espumante e um destilado), todos elaborados pela família, que custa R$ 30,00 por pessoa, e cuja metade do valor reverte para compras na loja. É necessário realizar o agendamento da visita com antecedência pelo número (51) 99124-5544.

Na Vinícola Lovara, o evento mais esperado do ano está de volta! O famoso Brinde das Estrelas, que acontece exclusivamente durante a vindima, contará com visitação guiada pelos vinhedos, pelo processo de produção e, por fim, com um jantar harmonizado e música ao vivo, em um belíssimo deck em meio aos vinhedos. Neste ano, a experiência acontecerá nos dias 05, 19, 26 e 27 de fevereiro e é necessário realizar a reserva antecipadamente pelo telefone (54) 99627-1699.

Durante a vindima, a Pousada Cantelli está oferecendo exclusivamente aos hóspedes uma experiência cultural única, em que é possível experimentar o melhor deste período tão especial. A experiência inicia com um café da manhã colonial, estilo filó italiano, com muito suco de uva, espumante e vinhos. Depois, é possível colher as uvas direto do pé nos parreirais que enfeitam a propriedade e curtir o show de música ao vivo. O Cantelli in Vindima acontece somente em dias específicos, portanto, para mais informações sobre a programação, é necessário entrar em contato pelos fones (54) 99607-0760 ou 3455-6266.

A programação completa está disponível https://www.caminhosdepedra.org.br/e-vindima-no-roteiro-caminhos-de-pedra/

Foto: Pousada Cantelli.