Última festa do interior do “Bento em Vindima” foi nos Caminhos de Pedra

Quem passou por Bento Gonçalves nos meses de dezembro a março, pôde aproveitar uma das épocas mais especiais na Serra Gaúcha, especialmente na Região Uva e Vinho. É o período de vindima, a colheita da uva, que espalha o aroma doce por todos os cantos da cidade. E é claro que o turismo não poderia ficar de fora das celebrações; a colheita da uva, há muitos anos, é sinônimo de alegria e experiências marcantes para os turistas.

Colher a uva, fazer a tradicional pisa e participar do “merendin” (o famoso café colonial da tarde), abaixo ou ao lado dos parreirais, e participar dos filós italianos (encontros regados à comida e música) são sempre motivos para voltar.

Em 2022, a cidade lançou o “Bento em Vindima”, que reuniu diversas atrações especiais nas rotas turísticas do interior e também na área urbana do município. A ideia foi transformar este período, que já era uma grande festa, em uma atração que levará o nome de Bento para todos os cantos.

O desfile temático, nomeado de “O Mundo do Vinho”, realizado aos domingos, funcionou como uma peça teatral em movimento, na área central da cidade.

“Várias cidades do Brasil gostariam de ser Bento Gonçalves. A nossa cultura, o nosso desenvolvimento, tudo aquilo que a gente tem, são motivos de orgulho para todos nós. E esta vindima é mais um momento em que a gente reconhece e fortalece a nossa cultura”, falou o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, durante a festa realizada nos Caminhos de Pedra.

Encerrando os trabalhos de vindima no ano de 2022, na sexta-feira, dia 11 de março, a comunidade e turistas aproveitaram a última festa de vindima do interior, desta vez no distrito de São Pedro, que fica junto ao Roteiro Caminhos de Pedra.

No salão da Comunidade São Pedro, sete pequenas empresas apresentaram seus produtos. Pedro e Marta Merlo, da Comunidade de Santo Antônio, representaram o “saber fazer” da produção familiar. Os demais empreendimentos foram a Agroindústria das Origens, a Vinícola Família Carrer, a Vinícola Salvati e Sirena, o Ateliê Mãos de Palha, a Vinícola Lovara e a Casa da Serra, todos locais.

A programação da noite iniciou com a apresentação da Banda Caminhos de Pedra, seguida do Grupo de Cantoria Família Cantelli e da Fanfarra Bersaglieri. Na sequência, o grupo Ragazzi Dei Monti animou e encerrou noite.

Maristela Lerin, presidente da Associação Caminhos de Pedra, reforça a importância da iniciativa tomada pela Secretaria Municipal de Turismo de Bento Gonçalves: “Somos um roteiro focado em preservar desde as casas até os saberes e fazeres históricos, toda a cultura trazida pelo imigrante italiano para a região. As festas no interior, além de chamarem os turistas, proporcionam para a comunidade momentos de alegria, de reencontro com os parentes distantes e amigos.”

O Bento em Vindima é uma iniciativa da Prefeitura de Bento Gonçalves, coordenada pelas secretarias de Turismo, Cultura e Agricultura, e, na edição 2022, o evento foi patrocinado pelas empresas Giordani Turismo e Eventos, Dom Cândido Vinhos Finos, Castelos do Vale Resorts e New Holland Tratores.

Foto: Sene Comunicação e Marketing.