Caminhos de Pedra tem nova diretoria para gestão 2022-2023

A noite da quarta-feira (30), marcou a renovação da gestão da Associação Caminhos de Pedra. Alice Menoncin exercerá a gestão durante o biênio de 2022-2023, no cargo de presidente, junto ao empreendedor Tarcísio Michelon, como vice-presidente e à chapa eleita com unanimidade.

Proprietária do Ristorante Del Pomodoro desde 2015, Alice foi a responsável por criar um cardápio que mantivesse a autenticidade dos almoços produzidos pelas nonnas imigrantes italianas.

O principal foco da gestão, segundo as diretrizes da diretoria eleita, será fomentar o resguardo e a manutenção da cultura viva. “Estamos num período em que os turistas anseiam por vivências. Eles querem saber como tudo começou, querem pôr a mão na massa, querem ouvir o nosso dialeto talian. Esses saberes, essas histórias precisam ser ainda mais compartilhadas”, diz Alice Menoncin.

Na vice-presidência, a Associação será representada pelo empresário Tarcísio Michelon. Parceiro da criação de roteiros e atrativos diversos da Região Uva e Vinho da Serra Gaúcha, foi o idealizador do próprio Roteiro Caminhos de Pedra, além do passeio de Maria Fumaça, que liga Bento Gonçalves a Carlos Barbosa, e atuou no desenvolvimento do Vale dos Vinhedos. Filho de hoteleiros, Tarcísio deixou a carreira de engenheiro mecânico numa multinacional para atuar em diversas frentes, como a idealização de roteiros e gestão da rede de hotéis Dall´Onder. 

Entre as outras pautas, foi realizada a prestação e aprovação das contas do exercício de 2021. Houveram também os agradecimentos à diretoria e membros do conselho que se despedem desta gestão, com a leitura de uma singela homenagem à até então presidente, Maristela Pastorello Lerin, e à tesoureira Andréia Fracalossi. Ainda, o grupo celebrou os trinta anos de Roteiro, data marcada pela vinda do primeiro grupo de turistas vindos de São Paulo, em 30 de maio de 1992.

Idealizado pelo engenheiro Tarcísio Vasco Michelon e pelo arquiteto Júlio Posenato, o Roteiro Caminhos de Pedra visa resgatar, preservar e dinamizar a cultura que os imigrantes italianos trouxeram à Serra Gaúcha a partir de 1875.

Agora vice-presidente, Tarcísio comenta: “Hoje os Caminhos de Pedra completam 30 anos, e eu quero mais do que nunca contribuir para que o Roteiro continue a ser cultural, explicando para as pessoas que no projeto original temos mais de 80 opções de estabelecimentos para criarmos.  Não há por que inventar, é só pegarmos as coisas dos nossos antepassados e atualizá-las. É isso que o turista quer. Quando comecei no turismo, há 40 anos, minha mãe Josefina já falava ‘meu filho, todo mundo quer o que é nosso’. É isso, apenas continuar o que já fazemos e melhorar, dentro do possível, para que toda a comunidade de Bento Gonçalves continue a ter orgulho. ”

Na época, o sucesso do novo Roteiro animou tanto os idealizadores quanto a comunidade. Em 10 de julho de 1997, foi fundada a Associação Caminhos de Pedra, que congrega empreendedores e simpatizantes, com o objetivo de estruturar um projeto abrangente que contemple o resgate do patrimônio cultural, não somente o arquitetônico, envolvendo língua, folclore, arte, habilidades manuais etc.

Em 2009, de acordo com a Lei Estadual 13.177, o roteiro foi declarado patrimônio histórico do Rio Grande do Sul, e hoje abrange dos Caminhos de Pedra às Linhas Palmeiro e Pedro Salgado, localizadas nos municípios de Bento Gonçalves e Farroupilha, até o limite do município de Caxias do Sul, passando por Caravaggio.

Formação da chapa eleita

Presidente: Alice Menoncin – Ristorante Del Pomodoro.

Vice-presidente: Tarcísio Michelon – Sócio-fundador.

Tesoureiro: Vilso Strapazzon – Cantina Strapazzon.

Secretário: Silvério Salvati – Vinícola Salvati e Sirena.

 

Conselho Deliberativo e Fiscal

Maristela Lerin – Casa do Tomate.

Luana Possamai – Pietra Trattoria.

Maicon Prado – Parque Casa na Árvore .

Ângela Martins – Parque das Esculturas Domadores de Pedra.

Fabiano de Borba – Salumeria Caminhos de Pedra .

Fernando Oltramari – arquiteto e associado pessoa física.

Cassiano Cavalett – associado pessoa física.

Alcindo Riviera – Associação Anjos Unidos.

Janaina Balok – associada pessoa física.

 

Equipe executiva:

Tainá de Bona