Dauana Menoncin representará os Caminhos da Pedra na escolha da Imperatriz do Vinho

Uma cozinheira de mão cheia. Essa é Dauana Menoncin, 19 anos, representante dos Caminhos de Pedra na disputa que escolherá a Imperatriz do Vinho da 17ª edição da Fenavinho. A Festa acontecerá de 9 a 19 de junho, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, juntamente com a ExpoBento.

Marcada para o dia 23 de abril, a escolha das soberanas deste ano será determinada pelo conhecimento histórico sobre o município de Bento Gonçalves. A comunidade Bento-gonçalvense está convidada para contribuir com a escolha das soberanas, votando por meio de um formulário digital que estará disponível até o dia 20 de abril. As 3 candidatas mais votadas ganharão pontos que somarão ao placar final.

Com apenas 19 anos, a jovem cozinheira Dauana é formada pela reconhecida escola de gastronomia do SENAC, e, desde cedo, percebeu que seu talento estava em seguir os passos da mãe, Alice Menoncin, e da nonna, Anilde.

Mesmo jovem, Dauana já celebra quase cinco anos de experiência na área, além de uma conquista recente, o lançamento de uma sobremesa em parceria com as antecessoras, a mãe e a nonna. Preocupadas em atender as necessidades de muitos clientes, além do desafio encontrado pela própria mãe, a Alice que tem intolerância ao glúten e a sua própria dificuldade de encontrar alimentos que não a faça mal, já possui intolerância à lactose.

Animada, Dauana comenta “Aprendi com minha mãe e minha nonna, toda a cultura do imigrante italiano, e isso passa diretamente pela gastronomia. Fiquei meses trabalhando na nossa nova sobremesa e ela é deliciosa, sem glúten, sem lactose e vegana. Isso só me dá orgulho, é uma conquista importante porque além de fazer o que mais amo, vou aliar com o meu trabalho atual, é uma oportunidade incrível ser a anfitriã da capital do vinho, compartilhando informações e conhecimentos para que o turista vivencie a experiência da nossa cultura que é tão rica. ”

Filha de empreendedores, Dauana cresceu com a mãe e dela aprendeu toda a expertise no comando das panelas do restaurante, que fica no Roteiro Caminhos de Pedra e oferta um cardápio que mantém a autenticidade dos almoços produzidos pelas nonnas imigrantes italianas, não somente pelos sabores, que relembram momentos de afeto vividos juntos à família, mas também pelas saladas e temperos frescos.

O Roteiro Caminhos de Pedra é considerado pioneiro no Brasil em termos de turismo rural e cultural. Foi declarado patrimônio histórico do RS, de acordo com a Lei Estadual 13.177/09.

Crédito da foto: Jonara Dorigon.