,

H – RESTAURANTE E CHURRASCARIA CAVALET

Na década de 50, a Estrada chamada Linha Palmeiro era a única via que ligava a cidade de Bento Gonçalves à Farroupilha, Caxias do Sul e Porto Alegre. Devido ao movimento intenso de veículos naquela rodovia, mais precisamente de ônibus e caminhões, surgiu à necessidade da criação de Pontos de Parada e Refeições para atender os motoristas que por ali passavam.

Em 1955, na então comunidade do Barracão, foi construído o Posto de Gasolina São Cristóvão. Junto a ele funcionava um dormitório para viajantes, uma lancheria, sorveteria e mercearia que eram administrados pelo Sr. Luis Caldato e sua esposa Fiorina Tomasini Caldato (Dona Lila, como era chamada). Com o passar do tempo, o Posto tornou-se referência entre os motoristas da época, pois além de local para abastecer os veículos podiam desfrutar de uma boa refeição, inclusive dos famosos pastéis caseiros preparados por Dona Lila.

Atualmente, o prédio do posto passou por algumas reformas, mas manteve parte de sua estrutura original, abrigando além da loja de conveniências, o Restaurante e Churrascaria Cavalet.

Imperdível: O tradicional churrasco gaúcho, servido no espeto junto com um Buffet de comida típica caseira, sempre acompanhado da deliciosa sopa de capeletti.


Quer conhecer um pouco mais desse Empreendimento? Acesse!

 (54) 9 9965-5639

lucianecavalet@hotmail.com

,

11 – RESTAURANTE CASA ÂNGELO

Casa construída em 1889, com pedras de basalto irregular de cor preta, unidas entre si com uma mistura de feno, palha de trigo e estrume de vaca. Destaca-se o sótão, também chamado de “granaro”, que servia para armazenagem de grãos e forragens, e também como isolante térmico no inverno. Originalmente era coberta de tabuinhas de madeira. As telhas em cerâmica, muito utilizadas pelos alemães, só mais tarde foram incorporadas à arquitetura italiana.

Em 1902 o lote da linha palmeiro, onde está localizada a casa de pedra, foi adquirida por Ângelo Giovanni Righesso, um imigrante italiano, vindo de Pederobba, Província de Treviso em Itália. De 1919 a 1939, pertenceu a família Gasperim.  A partir de 1939 passou a ser propriedade e moradia da família Merlo.

Em maio de 1992 Nona Merlo recebeu o primeiro grupo de turistas, marcando início no roteiro Caminhos de Pedra. Naqueles anos a Noninha, de cabelos brancos, recebia os visitantes, mostrava a casa, contava histórias da família e vendia um cartão postal que fez história. No ano de 2007, parte do lote 26 da linha Palmeiro volta a ser adquirida pela família de Orlando Righesso Neto, bisneto de Ângelo Giovanni Righesso, primeiro proprietário.

No dia 20 de fevereiro de 2015 começou a funcionar ali o Restaurante Casa Ângelo.

Imperdível: Deliciosa sequência de massas, risotos e grelhados.


Quer conhecer um pouco mais desse Empreendimento? Acesse!

 (54) 3455-0175

 restaurantecasaangelo@gmail.com

,

15 – RESTAURANTE NONA LUDIA

A monumental casa de pedra foi construída por volta de 1880 pelo imigrante Giuseppe Dall’Acqua para Francesco Macalós (primeiro proprietário), logo após pela família Mancaluzzi. No ano de 1925 passa a ser propriedade da família Bertarello que, por vergonha de ser casa de pedra, decidem, em 1930 rebocar todo o prédio, ficando totalmente descaracterizada por mais de 60 anos. Em 1994, com o Projeto Caminhos de Pedra readquiriu a beleza original, sendo a primeira casa restaurada com recursos do Hotel Dall’Onder. Atualmente é propriedade de Hari Bertarello (in memorian), e abriga restaurante dirigido pela família Cantelli. Com gastronomia típica italiana, os pratos destacam-se pelo delicioso e singular gostinho caseiro. A decoração, rústica, intimista e nostálgica faz com que passado e presente se mesclam. Um vigoroso resgate da cultura italiana.

Imperdível: Ao lado da casa destaca-se a enorme Maria Mole (ou Umbu) sob seu tronco e raízes forma uma pequena gruta que foi utilizada como abrigo provisório pelos primeiros imigrantes


Quer conhecer um pouco mais desse Empreendimento? Acesse!

(54) 3455-0157/3454-9756

nonaludia@nonaludia.com.br

 

,

I – RISTORANTE DEL POMODORO

Anexo à Casa do Tomate, encontra-se o Ristorante del Pomodoro. Ambiente rústico com decoração típica fazendo uso de objetos antigos dão destaque a casa que apesar de simples é muito aconchegante e tranquila. Em destaque São Bartolomeu, peça original trazida da Itália em 1891 pelo patriarca da Família Menoncin.

No local pode-se conhecer um pouco da história da Família Menoncin, conhecer o suco de uva da família e saborear uma deliciosa comida caseira e natural.

Outro destaque da casa são os diferenciais para vegetarianos, veganos, intolerantes ao glúten e lactose e área pet para quem gosta de passear com seus bichinhos de estimação. O restaurante serve comida típica italiana, com pratos à base de tomate.

Imperdível: Não deixe de provar o tomate recheado e o pavê de café.


 3455-0243  (54) 9 9953-7529

ristorantedelpomodoro@gmail.com

,

K- LE SORELLE BISTRO

Começou com uma conversa das duas sócias em uma tarde de chimarrão e logo, a terceira Le Sorelle já fazia parte das conversas. Cada uma, iria entrar com suas competências e faríamos algo diferenciado nos Caminhos de Pedra. O lugar teria que ser mudado com o tempo e daríamos a nossa cara.

Na culinária pensamos em redescobrir a cozinha, reformular as receitas da nona, a inspiradora culinária Italiana. A culinária afetiva realmente tomou outra forma. O Le Sorelle Bistrô com seu cardápio ala carte pensando exclusivamente para aflorar as lembranças, sejam elas gastronômicas, de viagens ou aquele prato que sua avó preparava com toda maestria. Ambiente intimo e inspirado em uma autêntica experiência gastronômica.

Um ambiente acolhedor, romântico e inspirador, com uma paisagem deslumbrante, que serviu de cenário para o filme Saneamento básico, em 2007, com o elenco Wagner Moura, Camila Pitanga, Fernanda Torres, entre outros.

Imperdível: Nossos clientes são de todos os lugares e tribos, desde friendelly Pet ( recebe cães), vegamos, vegetarianos. E se tiver alguma alergia, adaptamos nossos pratos para melhor lhe atender.


Quer conhecer um pouco mais desse Empreendimento? Acesse!

 (51) 99956-9116

lesorellebistro@msbnet.com.br

,

B – CASA FRACALOSSI RESTAURANTE E CAFÉ COLONIAL

Prédio construído totalmente em pedra basalto no ano de 2004 com o intuito de abrigar a família de Juarez Fracalossi no andar superior e um restaurante na parte inferior. Oferece ao visitante os serviços de um café colonial, almoço italiano. A casa Fracalossi oferece ainda um atrativo especial: um filó italiano para grupos e eventos sociais e corporativos.

Imperdível:  A área externa também acrescenta um charme especial à casa onde pode-se degustar um bom vinho, espumante e cerveja artesanal da região apreciando a exuberância da paisagem.


Quer conhecer um pouco mais desse Empreendimento? Acesse!

 (54) 3455-6385   (54) 9 9605-0025

contato@casafracalossi.com.br

www.casafracalossi.com.br

,

44 – CASA VANNI ESPAÇO GASTRONÔMICO

Casa de madeira e porão em pedras regulares, construída em 1935, por Pietro Strapazzon, pertence atualmente à família Vanni. Depois de sofrer a retirada do andar superior em 1975, retomou as características originais em 1996, quando foi totalmente restaurada pelo projeto Caminhos de Pedra. O subsolo foi transformado em restaurante durante o ano de 2008 servindo um cardápio italiano diferenciado à base de risotos e massas. Tem como atrativo especial uma mesa com tampo de vidro montada sobre o poço que até hoje funciona no porão. O Restaurante Casa Vanni é gerenciado pela chef Jerusa Vanni. A partir de 2009 o primeiro piso da casa foi adaptado para atender como cafeteria e loja.

Imperdível: A mesa de vidro montada sobre um poço.


Quer conhecer um pouco mais desse Empreendimento? Acesse!

 (54) 3455-6383

,

A – CASA DAS CUCAS VITIACERI

Inserida nos Caminhos de Pedra,  a Casa das Cucas Vitiaceri dispõe de uma arquitetura típica da região. O amplo porão da casa abriga o varejo do empreendimento, onde é possível desfrutar dos saborosos produtos coloniais e as cucas com variados sabores de frutas, doces e salgadas. Além das tradicionais cucas recheadas, a casa oferece ainda espumantes, vinhos e sucos de uva.

O cuidado com os parreirais durante todas as etapas do cultivo das uvas, concedem aos Vinhos Vitiaceri um paladar único, elaborado para momentos especiais. A variedade de sabores para degustar é ampla contando com vinhos finos como o Chardonnay, o Merlot e o Cabernet Sauvignon e os espumantes nas variedades Moscatel e Brut.

A casa também conta com a linha de sucos naturais Vitiaceri, que são uma deliciosa bebida natural rica fonte de vitaminas. São 2 sabores exclusivos para você apreciar, em unidade de 500 ml ou de 1l. O piquenique da Vitiaceri é o cenário perfeito para você degustar as delícias da Serra Gaúcha ao lado de pessoas especiais. Sentado em um edredom, em meio à natureza, harmonizadas com um excelente espumante Vitiaceri.

Imperdível: No período da vindima, durante a colheita da uva, o turista pode passear pelos parreirais e colher suas próprias uvas.


Quer conhecer um pouco mais desse Empreendimento? Acesse!

 (54) 3455-6362

vitiaceri@vitiaceri.com.br e jenifergraef@hotmail.com